Tel: +55 21 994811901
Follow Us:

Seja referência no seu mercado

Saiba como um blog pode te ajudar se tornar referência em seu mercado ou ramo

Conteúdo é o rei, conteúdo é o novo SEO, conteúdo é o centro do marketing digital. Você, com certeza, já ouviu uma afirmação semelhante. O conteúdo, cada vez mais, é figura central em todas as estratégias de marketing. Não importa o que a sua empresa faz, se ela decidir negar a importância do conteúdo, ela terá menos chances de se destacar.

Estamos aqui para ajudar você a planejar, executar e otimizar uma estratégia de conteúdo que gere resultados.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de Conteúdo nada mais é que uma estratégia estruturada para elaborar e disseminar conteúdo relevante com o objetivo de atrair, cativar e reter clientes. Este processo gera uma relação de confiança que impulsionará suas vendas e garantirá, também, a amplificação da presença da sua marca.

Marketing de Conteúdo custa 62% menos e gera 3 vezes mais oportunidades de negócios que o marketing tradicional.

O marketing de conteúdo se baseia na premissa que ao oferecer algo de valor para seu cliente, você está criando um relacionamento saudável, baseado na confiança, diferente do modelo tradicional. Hoje, através do conteúdo qualquer empresa pode se tornar uma autoridade na sua área de atuação.

Marcas grandes, e bastante distintas, como Lego, Tecnisa, Coca-Cola e Red Bull, confiam em conteúdo para aumentar a afinidade dos usuários com a marca, criar admiradores e influenciadores e, é claro, vender produtos.

Nós queremos ajudar você a criar conteúdo melhor, mais rapidamente e atingir a maior audiência possível. Tudo começa com a definição da estratégia. Pode ser difícil no começo, mas não é impossível, nem mesmo complexo. Nosso objetivo é guiar você pelos primeiros passos.

A Nova cara do Marketing

Micro, pequenas e médias empresas não podem se dar ao luxo de não serem extremamente eficientes, afinal, elas não possuem o capital e nem a fatia de mercado de uma grande corporação. Cada real precisa ser bem investido para que a empresa não corra o risco de desperdiçar dinheiro.

Uma das atividades essenciais de qualquer empresa é o marketing, mas medir os resultados dos esforços de marketing é algo complicado, caro e, tradicionalmente, as PMEs não fazem isso com eficiência. Os clientes simplesmente “aparecem” e não há um processo para medir quanto foi gasto em cada venda, tornando-o impossível de ser otimizado.

Como começar?

Uma estratégia de geração de conteúdo direcionado ao seu público-alvo de maneira a gerar novas oportunidades de negócios e alcançar os objetivos da empresa. Isso significa criar conteúdos interessantes, que irão atrair possíveis clientes, e usá-los de maneira inteligente de acordo com o estágio de compra de cada um.

Manter um blog atualizado, por exemplo, com textos interessantes, e não publicitários, é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas descubram sua marca e sejam consumidoras de seu conteúdo, aumentando a percepção positiva de sua marca. Uma vez que você crie a audiência no seu blog é possível usá-lo para conseguir e-mails e criar uma relação mais próxima através de newsletters que irão, aos poucos, educar o cliente até que ele esteja pronto para a compra.

Esse é só um exemplo básico, e muito simplificado, de como usar o conteúdo de maneira estratégica. Um plano mais elaborado envolve outros formatos como ebooks e white papers, por exemplo, e interações muito mais complexas. Independente da complexidade, toda estratégia de marketing de conteúdo se baseia em alguns princípios:

  • Um objetivo claro
  • Toda estratégia possui um objetivo claro e no marketing de conteúdo a situação não é diferente. Você quer conseguir mais leads? Aumentar suas vendas? Diminuir o custo com suporte? Isso deve estar decidido e registrado desde o início.

  • Conteúdo relevante para seu público
  • A disputa pela atenção do público na Internet é acirrada e hoje mensagens extremamente publicitárias já não conseguem mais alcançar e engajar as pessoas. Criar uma linha editorial de conteúdos interessantes para seu público é crucial.

  • Processos automatizados
  • À medida que sua estratégia de marketing de conteúdo começa a ganhar tração a sua audiência irá aumentar e, consequentemente, o número de pessoas com quem você precisa interagir. Gastar muito tempo nessas interações é extremamente improdutivo, por isso é necessário ter vários processos automatizados. Alguns exemplos são disparos automáticos de e-mails, nutrição de leads, etc.

  • Mensuração de resultados
  • Medir os resultados dos esforços de marketing é essencial! Se você já tem seus objetivos definidos é de extrema importância que eles sejam acompanhados e os resultados sejam usados para fazer melhorias na estratégia.

O marketing de conteúdo traz uma grande vantagem para pequenas e médias empresas pois a relação do sucesso com a quantidade de dinheiro investido é bem menor do que na publicidade tradicional, afinal, você está gerando engajamento com seu público.

Geração de Leads

Provavelmente o objetivo mais comum em uma campanha de marketing de conteúdo. Leads são oportunidades de negócio através de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço, quanto mais leads mais chances sua empresa tem de fechar uma venda.

Se tornar uma referência no mercado

Várias empresas buscam se tornar a grande referência em um segmento Quer aprender a construir personas? Este caminho ajuda a atrair clientes e mantê-los satisfeitos. Se sua PME tem este objetivo, lembre-se, o melhor caminho é demonstrar autoridade sobre o assunto. Invista em conteúdo aprofundado, demonstre grande embasamento teórico e prático. Só não se esqueça de que os clientes possuem níveis diferentes de conhecimento, adapte o seu material para os diversos estágios da venda.

Educar seus clientes

Um produto ou serviço inovador precisa educar o público sobre seus benefícios. Muitas empresas se colocam no centro da conversa e publicam conteúdo sobre características do seu produto. Não caia nessa. Foque os seus artigos no problema do seu cliente e não nas características do seu produto.

Auxiliar seu time comercial

O trabalho do time comercial é de grande importância e uma estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar de duas formas. Primeiro educando clientes antes da conversa com vendas. Segundo auxiliando a argumentação dos seus vendedores. Juntas essas duas vertentes de conteúdo contribuem para melhorar a eficácia do time de vendas.

Tenha muito cuidado ao definir sua estratégia. Ao se deparar com as possibilidades listadas muitas empresas acreditam que podem alcançar todos os objetivos (e talvez até mais alguns). Uma estratégia precisa de foco. Se você acredita que todas as essas opções servem para a sua empresa é sinal de que os objetivos estratégicos do seu negócio não estão claros. Pense melhor, reflita, e escolha apenas um objetivo.

Como usar o Blog em sua estratégia?

O blog será usado para textos mais aprofundados e que irão prender mais a atenção do público e posicionar sua empresa, criando a “voz” dela na Internet. Essencial para quem quer educar o público ou se tornar referência em algum assunto.

Caso deseje saber mais e elaborar umas estratégia de conteúdo para seu negócio é só entrar em contato, você também pode me enviar e-mails com suas dúvidas. Clique no botão abaixo, falta apenas este passo!

+ Contratar

Compartilhe com seus amigos

Saiba um pouco mais

» Como os Posts funcionam?

Posts de um Blog são uma das principais armas do topo de funil, pois servem para educar o público e gerar o primeiro relacionamento sem pedir nada em troca, ou seja, possuem um amplo alcance por não terem barreira de consumo. Lembre-se sempre de possuir campos de cadastro de e-mail para newsletter em seu blog, de maneira a poder coletar dados de seus visitantes interessados.

» Porque produzir e-books?

eBooks são mais aprofundados e já podem pedir diretamente algum dado do cliente em troca do download e efetivamente colocá-lo dentro do funil de vendas. No topo do funil devem ser eBooks mais instrucionais e para um público amplo. Lembre-se que ainda pode não ser a hora exata de fazer uma aproximação mais agressiva de vendas.

Mais dicas aqui

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações, infográficos, e-books e promoções.
Saiba como aumentar suas vendas, técnicas e materiais imperdíveis.

Últimos tweets
Contatos
  • Endereço: Rio de Janeiro
  • Telefone: (021) 994811901
  • E-mail: faleconosco@goomore.com
  • Segunda - Sexta: 9:00 am - 06:00 pm
    Sábado - Domingo: Somente Consultoria
Diga um olá
© 2014. «Goomore Marketing». All right reserved. - Política de Privacidade