Aumente suas vendas através de E-mails

Nada como o bom e (não tão) velho e-mail marketing para aumentar suas vendas.

A Goomore sabe como escolher ofertas e criar e-mails que aumentam a taxa de conversão e garantem resultados de negócio para sua empresa.

Alguns dados sobre o e-mail marketing?

  • Maior ROI » Para quem dúvida, basta dizer que o e-mail está entre os meios digitais com maior ROI (Retorno sobre Investimento). Segundo pesquisa apresentada pela Experian, a cada 1 dólar investido em e-mail marketing, o retorno é de 44 dólares e 25 centavos!
  • Visulalização » Estudo da Channel Preferences Survey, realizado em fevereiro de 2012, afirma que 91% dos internautas visualiza sua mailbox todos dias, contra 57% atentos ao Facebook e a SMS e 30% em outras formas de comunicação digital.
  • Dia-a-dia » Entre o público brasileiro, 46% indica o e-mail como primeira comunicação diária na internet. O Facebook ficou com 27% e sites de notícia com 7%.
  • Preferência » O percentual de pessoas que tem o e-mail como forma preferida para receber ofertas cresceu de 72% em 2008 para 77% em 2012. Isso em pesquisa realizada com todas as idades.
  • Otimização » É simples e rápido mensurar o retorno de uma campanha executada por e-mail marketing. O sucesso da ação pode ser acompanhado em tempo real, possibilitando ajustes durante a campanha.
  • Integrações » E-mails podem ser integrados a tudo, tanto às redes sociais quanto à home page da marca, com potencial para gerar maior tráfego para ambas.

Isso tudo sem falar que o investimento necessário para iniciar uma campanha de e-mail marketing é irrisório se comparado aos valores para anunciar em grandes mídias.

Porque os e-mails promocionais são importantes

Sabemos que na Internet não costuma funcionar bem empurrar as ofertas da empresa goela abaixo do usuário. É preciso ser relevante para atrair os potencias clientes e mantê-los por perto.

No entanto, não podemos perder de vista o objetivo de converter os visitantes em Leads e clientes.

Os e-mails promocionais (ou e-mails de oferta) podem ser muito importantes nesse sentido. Uma mensagem com foco único na conversão, sem as diversas opções e distrações que uma Newsletter oferece, por exemplo, tende a ser muito mais efeitva no atingimento da conversão.

Além disso, esses e-mails podem ser criados de forma simples (baixo custo) e oferecem uma capacidade de mensuração totalmente objetiva.

emails promocionais são importantes pelo foco na conversão

Segmentação: a chave do sucesso para emails promocionais

É um pouco óbvio dizer isso, mas um email promocional só vai funcionar bem quando a oferta é desejada pela pessoa que vai receber.

Se você é homem e já recebeu uma oferta de salão de beleza em compras coletivas, tem um exemplo do quão frustrante e incômodo é ter a caixa de entrada invadida por uma oferta que não faz sentido para você.

O e-mail promocional só deve ser utilizado quando sabemos que a pessoa que vai recebê-lo de fato tem , interesse no que está sendo enviado. Como nem todos têm o mesmo interesse, é essencial segmentar e entender o processo de conversão de cada cliente.

Existem empresas em que a conversão é mais simples e o foco está sempre na venda.

A Amazon é um exemplo de sucesso que ficou muito conhecido e a segmentação foi um dos pilares para que ela se tornasse a referência que é. Com uma base grande de clientes e um algoritmo avançado, a empresa consegue gerar recomendações e enviar apenas ofertas que são de fato relevantes para quem recebe.

Alguns tipos de segmentação

  • Por comportamento online
    Usuários que têm visitado seu site recentemente, ou determinadas áreas dele formam uma série de pessoas que podem estar interessadas em consumir seu produto.
  • Por compras abandonadas (retargeting)

    Pessoas que não finalizaram sua compra por e-commerce. A estas pode ser oferecido novamente o produto que abandonaram antes de completar a transação ou questionado o motivo da desistência.

    Para cada um destes grupos, ou mesmo a outros que forem convenientes, você pode enviar diferentes conteúdos, com objetivos variados, dependendo de qual ponto do estágio de compra cada um deles está. O que também diminui a taxa de opt-out, já que os usuários não receberão conteúdo pelo qual não se interessam.

    É claro que não é apenas o conteúdo que importa, o tom do texto e a linguagem utilizada devem ser escolhidos para cada segmento definido. O ideal é que a segmentação do público e a personalização dos e-mails enviados caminhem lado a lado. Vamos entender melhor a seguir.

  • Personalização

    Já vimos que cada item em sua lista é mais do que um simples e-mail, mas sim uma pessoa repleta de individualidades. Além disso, cada um deles é um consumidor em potencial, e como tal, quer cada vez maior exclusividade. Chega de mensagens robóticas, é necessário personalizar o e-mail para que este cliente não só efetue a conversão, como também siga fiel à marca.

    É claro que você não vai digitar um e-mail para cada pessoa. Mas definir diferentes padrões de e-mail, e personalizar pontos específicos baseado em informações coletadas de seu público é uma boa forma de elaborar uma comunicação dirigida.

    A personalização, assim como a segmentação da mensagem enviada, só funciona se você possuir dados a mais em sua lista de e-mail. Caso queira chamar o destinatário pelo nome, por exemplo, além do e-mail você precisa possuir seu nome. Assim como a idade, o sexo, a localização, ou o dado que quiser utilizar para personalizar a mensagem.

    Outra boa maneira de tornar sua mensagem menos impessoal é utilizar pronomes de tratamento diferentes conforme a idade e o sexo do destinatário. Saudações como Sr., Sra., Dra., podem mudar o tom do email e devem ficar reservadas a casos e públicos para os quais seu uso é mesmo adequado.

    Se utilizada corretamente, a personalização da mensagem, em sua campanha de e-mail marketing, é uma boa forma de criar um laço afetivo entre o consumidor e sua empresa.

O primeiro passo para uma boa campanha de e-mail marketing jamais deve ser esquecido. De nada adianta ter um bom texto, o título correto, público segmentado e mensagem personalizada, se o seu e-mail ficar parado no inbox, for deletado ou cair na caixa de spam.

Para chegar à conversão, a mensagem, antes de tudo, precisa ser aberta pelo consumidor. Por isso, o primeiro passo em cada campanha de e-mail marketing é definir a ferramenta correta para automação dessa tarefa.

Comece agora a melhorar suas vendas através de email marketing:

+ Contratar

Compartilhe com seus amigos

Saiba um pouco mais

» Faça testes A/B
Sempre faça testes com seus e-mails, otimize suas campanhas através de testes A/B sem testando seus títulos e o conteúdo do seu e-mail.

» Use leitura dinâmica
Destaque as palavras-chaves de seus e-mails, muitos clientes têm preguiça de ler todo seu contéudo principalmente se for uma newsletter, destaque as palavras importantes para que seu cliente possa fazer apenas uma leitura dinâmica e mesmo assim entender o contéudo do e-mail.

Mais dicas aqui

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações, infográficos, e-books e promoções.
Saiba como aumentar suas vendas, técnicas e materiais imperdíveis.

Últimos tweets
Contatos
  • Endereço: Rio de Janeiro
  • Telefone: (021) 994811901
  • E-mail: faleconosco@goomore.com
  • Segunda - Sexta: 9:00 am - 06:00 pm
    Sábado - Domingo: Somente Consultoria
Diga um olá
© 2014. «Goomore Marketing». All right reserved. - Política de Privacidade