Google Analytics

Saiba como mensurar e otimizar o conteúdo de seu website

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita utilizada mundialmente como a forma de se coletar informações de visitas, conversões e diversas outras informações sobre um site e seus visitantes

A sua facilidade de uso é um dos seus principais fatores de sucesso, mas, mesmo assim, muitas pessoas precisam de ajuda para conseguir extrair o máximo da ferramenta. A Consultoria em Google Analytics da Goomore está aqui para te ajudar neste processo.

Entendendo as métricas principais

Configurar e obter os relatórios que o Google Analytics lhe dá é excelente, mas será um esforço inútil se você não souber o que esses números e gráficos significam, certo? Então vou explicar quais são as métricas principais dessa ferramenta e por que é importante ficar atento à elas.

Você poderá acessá-las na aba Público-Alvo » Visão Geral:

  • » Sessão (ou Visitas)
  • Esse é o número total de visitas que o site recebeu no período analisado - a configuração básica é dos últimos 30 dias. Esse gráfico irá mostrar a variação da sua audiência, quantas pessoas estão acessando o seu site e qual o tráfego total que você está obtendo.
    Acompanhar essa métrica é muito importante para saber quantas pessoas você está atingindo e o quanto seu conteúdo está sendo visto.

  • » Usuários (ou Visitantes únicos)
  • Esse é o número de pessoas que visitaram seu site somente uma vez no tempo definido (novamente, a configuração básica é de 30 dias). Como assim? Se uma pessoa acessou seu site apenas uma vez ontem e uma vez hoje, ela será considerada um visitante único em ambos dias. Entretanto, ela será uma visita recorrente ao analisar o relatório mensal.
    Podemos concluir que o número de usuários ou visitantes únicos irá variar de acordo com o tipo de relatório que você pedir.
    E por que é importante você acompanhar esse número? Isso te mostrará o quão fiel seu público está se tornando. Para um blog, tem um número de novos visitantes alto é importante, mas também é vital que estes retornem. Você não quer que alguém veja seu conteúdo e não volte nunca mais não é?

  • » Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
  • É a porcentagem de pessoas que deixam o seu site após visualizarem apenas uma página. Não se assuste com um número alto! Para um blog, por exemplo, ter uma taxa de rejeição alta não é um problema. As pessoas vêem o anúncio ou promoção de um post, o lêem e depois saem. Ou então, acham a página em uma pesquisa e olham apenas aquele artigo.
    Então, tenha em mente que uma taxa de rejeição elevada não é algo ruim. Claro que seu objetivo é baixá-la cada vez mais, prendendo a atenção do seu leitor e sempre guiando-o para novos conteúdos e materiais, mas não se desespere ao ver um 70%!

Configurações e Implementações no GA

Instalar o código do Google Analytics nas páginas de um site é uma tarefa simples. Nossos serviços de Configurações começam a partir daí, além de fazermos configurações específicas e não triviais, como:

  • Tracking de Ecommerce
  • Configuração de Metas e Funis de Conversão
  • Tagging de Campanhas (Email marketing, Newsletter, Redes sociais)
  • Tracking de múltiplos domínios ou subdomínios
  • Criação de perfis, relatórios e segmentos avançados.

Estes são os exemplos mais comuns de configurações. Qual é a necessidade do seu negócio? Entre em contato conosco e nós podemos ajudar com o que você precisa do Google Analytics.

Análises, Insights e Relatórios

Após configurar o Google Analytics, é hora de analisar os dados. Por onde começar?

Com o Google Analytics pronto para uso, o que não faltam são dados para analisar, aconselho a tomar decisões com dados mensurados de 30 a 90 dias. Mas a questão passa a ser achar o ponto de partida, descobrir onde estão as informações relevantes, aquelas que podem levar a ações significativas para o website e para o negócio:

  • Qual o desempenho de cada canal de marketing?
  • Quais são as melhores páginas e conteúdos do meu site?
  • Como melhorar o ROI (Retorno sobre o investimento)?
  • Quais relatórios eu realmente preciso usar?

Essas e outras perguntas, com certeza, estão presentes no seu dia-a-dia. Quer conhecer as respostas? A nossa consultoria em Google Analytics está preparada para levar o seu negócio ao próximo nível. Entre em contato.

+ Contratar

Compartilhe com seus amigos

Saiba um pouco mais

» O que são conversões?
Sites de empresas possuem funções específicas e toda vez que algum visitante seu completa alguma atividade que seja importante para seu negócio é feita uma conversão. Conversões podem ser de vários tipos, como por exemplo:

  • Assinatura de uma newsletter
  • Compra de um produto em seu ecommerce
  • Entrar em contato com um representante

» Metas?
Metas são os objetivos que você pode definir em seu website ou Blog, é possível criar metas para todo tipo de evento em seu website. Mas algumas metas já estão prontas para você usar, o Google Analytics já dispõe das metas comuns para qualquer website.
Ao criar uma nova meta ele irá te mostrar uma série de modelos prontos, que além de te ajudarem a entender quais são as possíveis metas possíveis de se medir, também servem para classificar suas metas.

Mais dicas aqui

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações, infográficos, e-books e promoções.
Saiba como aumentar suas vendas, técnicas e materiais imperdíveis.

Últimos tweets
Contatos
  • Endereço: Rio de Janeiro
  • Telefone: (021) 994811901
  • E-mail: faleconosco@goomore.com
  • Segunda - Sexta: 9:00 am - 06:00 pm
    Sábado - Domingo: Somente Consultoria
Diga um olá
© 2014. «Goomore Marketing». All right reserved. - Política de Privacidade